quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ementário do Curso de Teologia - PARTE 2

5º Período

Disciplina: Direito Canônico I

Normas gerais. Povo de Deus: Fieis, Constituição Hierárquica da Igreja.
Suprema Autoridade; Igrejas particulares e entidades que as congregam; Institutos de vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica.

Disciplina: Bíblia VII – Introdução ao Novo Testamento

Do Antigo ao Novo Testamento. A Ressurreição de Cristo segundo as Escrituras. A Igreja e as Escrituras. Método de Leitura e exegese.

Disciplina: Moral Matrimonial

Analisa a realidade do matrimônio e da família na atualidade e as concepções ético-teológicas a respeito do matrimônio na história, a partir dos dados bíblicos do ensinamento magisterial da Igreja e da reflexão teológica contemporânea, para fundamentar a sacramentalidade do matrimônio e a moral conjugal.

Disciplina: Mariologia

Partir do “status questionis” da mariologia na atualidade, focalizando o maximalismo mariano anterior do Vaticano II e o subsequente minimalismo que desde a década de 80 tende a um equilíbrio. Desenvolver o enfoque mariológico-ecumênico do Vaticano II e dos importantes documentos que nas décadas seguintes abordaram a questão. Enfocar os dogmas marianos e da “face Mariana” da Igreja. Estudar o papel de Maria na trajetória da Igreja Latino-americana. Despertar para uma renovada percepção da figura de Maria na história da salvação, a partir de uma visão “humanocêntrica”, diversa da visão androcêntrica de Maria que predominou até bem pouco tempo. Formar uma renovada e verdadeira imagem de Maria a partir da tradição bíblica e patrística no intento de perceber o que está por detrás das diversas mariologias oficiais e populares.

Disciplina: Doutrina Social da Igreja I

A Doutrina Social da Igreja é o conjunto de orientações doutrinais e critérios de ação que têm sua fonte na Sagrada Escritura, na Doutrina dos Santos Padres e dos Grandes Teólogos e no magistério, sobre tudo, nos últimos papas. Seu objetivo precípuo é a dignidade pessoal do homem, imagem de Deus e a tutela de seus direitos inalienáveis. Sua finalidade é a promoção e a libertação total da pessoa humana, em sua dimensão terrena e transcendente, com vistas ao reino definitivo.

Disciplina: História da Igreja V

História da Igreja na América Espanhola e no Brasil: da conquista até os nossos dias.

Disciplina: Pneumatologia

Explicitar o Espírito Santo como pessoa trinitária na forma de amor agindo na história humana, irrompendo definitivamente o Reino de Deus. Estudar-se-á o Espírito Santo na Bíblia, na Tradição Teológica e no Magistério. Verificar-se-á sua incidência na experiência da Igreja dos pobres e dos movimentos libertadores. Debater-se-á questões disputadas e relevantes na Pneumatologia.

Disciplina: Sacramentologia II – Eucaristia

Memorial de Cristo: centro da vida cristã. Fundamentos bíblicos, teológicos, litúrgicos para compreender a evolução da celebração eucarística e da sua teologia. Formas do culto, inculturação e adaptação pastoral.

Disciplina: Sacramentologia III – Ordem e Matrimônio

Visão teológica e a problemática atual desses dois sacramentos. Compreender sua função e necessidade na igreja.

Disciplina: Estágio de Pastoral Supervisionado V

O estágio pastoral V coloca o aluno em contato direto com a cidade, despertando-o a conhecer o mundo urbano como uma rede complexa de relações. Analisa as causas e consequências de alguns problemas urbanos e busca caminhos possíveis de evangelização.

Desenvolve uma reflexão sobre os desafios do mundo atual, nas suas dimensões sócio-econômico-político-cultural, procurando caminhos para uma ação pastoral.

6º Período

Disciplina: Direito Canônico II

Múnus de ensinar da Igreja. Múnus de santificar. Bens temporais. Delitos e penas em geral e para cada delito. Juízos em geral e juízo contencioso ordinário.

Disciplina: Eclesiologia

Auferir a compreensão que se pode ter de uma exposição sobre a evolução histórica das ideias eclesiológicas, objetivando mostrar que a Igreja é um organismo vivo, dinâmico, cuja auto compreensão aprimora-se constantemente sobre o influxo do espírito e da História. Sistematizar os temas fundamentais da eclesiologia, capazes de proporcionar compreensão sólida da complexa realidade que é a igreja definida pelo Vaticano II em sua dupla vertente: Sacramento do reino e povo de Deus. Fornecer um conhecimento teológico, bíblico e patrístico, que possa fundamentar perspectivas de um engajamento pastoral coerente com a realidade Latino-americana. Estudar a igreja dos pobres de Medelín e Puebla a Santo Domingo. Proporcionar uma visão atual da realidade eclesial e principalmente da auto compreensão da igreja após o vaticano II, e na América Latina, com a emergência de uma eclesiologia própria.

Disciplina: Antropologia Teológica II – Graça

Compreender a graça divina como processo de plena libertação e realização da pessoa humana. A vida humana é processo dinâmico na busca de Deus, que oferece ao ser humano seu reino, e que o homem escolhe livremente. Esse processo leva a um compromisso com a práxis de Jesus, que é atualizada na existência concreta do mundo sócio-religioso-cultural em que vivemos.

Disciplina: Moral Sacramental – Penitência e Unção

A disciplina reflete sobre os sacramentos da reconciliação e da Unção dos enfermos, enfoca-os nas perspectivas histórica e teológica, a fim de iluminar a realidade da reconciliação e do sofrimento na América Latina, em vista da prática pastoral.

Disciplina: Escatologia

Capacitar os alunos à compreensão do desenvolvimento intrínseco da escatologia cristã, na perspectiva da articulação entre fé positiva e a vida dos pobres. Analisar a centralidade do Reino de Deus como categoria fundamental e imprescindível para o tratado da escatologia. Desenvolver os elementos bíblicos, teológicos e magisteriais do Juízo, morte, inferno e céu. Sistematizar a escatologia como um horizonte no conjunto da teologia, cuja centralidade é o Reino de Deus compreendido em sua articulação imanente e transcendente, temporal e eterna, histórica e transhistórica.

Disciplina: Bíblia VIII – Sinóticos

Introdução aos evangelhos sinóticos. O significado da palavra euangélion na literatura extra bíblica, nos LXX e no Novo Testamento. A crítica dos Evangelhos ate o século XIX. Origem dos Evangelhos. O método da história das formas. Os Evangelhos de Marcos , Mateus e Lucas; origens, principais características exegéticas e teológicas.

Disciplina: Doutrina Social da Igreja II

Sendo a DSI um conjunto de orientações doutrinais e critérios de ação que tem sua fonte na Sagrada Escritura, nos Santos Padres e nos Grandes teólogos e no Magistério, pretende-se apresentar uma visão panorâmica dos documentos pontifícios do CELAM e da CNBB, atinentes ao Ensino Social da Igreja, de modo a favorecer ao aluno um campo vasto de conhecimento do assunto, possibilitando-lhe o aprofundamento do mesmo, para uma sólida prática pastoral, identificando e definindo os critérios de ação.

Disciplina: Teologia e Espiritualidade Sacerdotal

Introdução ao tema mediante notas alusivas à Espiritualidade cristã e elementos próprios à espiritualidade do presbítero diocesano. Natureza do presbiterato. Fontes sacramentais da espiritualidade presbiteral. Ministério  pastoral e vida espiritual. Ascese presbiteral. Confronto entre presbítero diocesano e religioso. O presbítero como mistagogo. Algumas questões atuais sobre a problemática da espiritualidade presbiteral.

Disciplina: Estágio de Pastoral Supervisionado VI

Desenvolver uma reflexão sobre a teologia ecumênica procurando desenvolver uma reflexão sobre o espírito de unidade e da missão comum entre os cristãos. De forma prática, despertar os alunos a uma aproximação com outras igrejas cristãs e, inclusive com outras religiões.

7º Período

Disciplina: Bíblia IX – Literatura Joanina

No Evangelho de São João e suas três cartas são lidos do ponto de vista literário e teológico. Na literatura joanina apocalíptica são dois temas a serem desenvolvidos. Um prepara o outro. O primeiro se envolve com a literatura apocalíptica judaica do segundo Templo. Nele procuramos entender a razão desta literatura seu contexto social, sua expressão comunitária, sua simbologia e sua exegese na Escritura. O segundo tema tem como meta o estudo do Apocalipse de João. Procuramos descobrir o mundo da simbologia e como João faz uma teologia da história mostrando aí a situação do homem diante do mal.

Disciplina: Liturgia Sacramental

Estudo das introduções Gerais dos livros litúrgicos.

Disciplina: Moral Social

Proporciona uma reflexão de caráter teológico sobre as dimensões sócio-político-econômicas da vida no continente latino-americano, procurando descobrir de forma crítica e profética o compromisso do cristão na sociedade.

Disciplina: Bíblia X – Corpo Paulino

A disciplina quer reconstruir historicamente a figura de Paulo como judeu perseguidor do cristianismo, de origem judaica e membro ativo deste movimento, presente em diversos lugares geográficos, enraizado na comunidade de Antioquia, evangelizador da mesma junto com Barnabé e outros, numa relação tensa com a comunidade judeu cristã de Jerusalém e, após a crise com Pedro em outros em Antioquia, pioneiro de uma evangelização independente, que visa os gentios, vivendo em comunidade com eles e visando um tipo de comunidade onde judeus e gentios possam sentar-se à mesa, baseados na transformação produzida pela experiência apocalíptica de Paulo, segundo a qual Deus interveio mesmo em Jesus.

Disciplina: Síntese Dogmática

Visão de conjunto de todos os tratados em preparação para a prova “De universa Teologia Dogmática”.

Disciplina: Missiologia

Explicar a missão da Igreja (evangelizar) a partir da inculturação do evangelho. Conceituar cultura, evangelização e inculturação. Explicitar o diálogo entre evangelizador e evangelizado, evangelho e cultura, fazendo preponderar à fé neste diálogo de modo que a evangelização seja verdadeira boa notícia para os povos.

Disciplina: Homilética

Levar os alunos a uma análise crítica da realidade da pregação nos nossos dias, desenvolver o uso da palavra, especialmente o seu uso em público, apontar as técnicas e possibilidades didáticas no ministério da palavra pelo Presbítero. Incutir nos alunos o senso de corresponsabilidade no anuncio da palavra de deus, já que futuro Sacerdote da Igreja e, por isso mesmo, candidatos a ser “voz” da Igreja: “Sentire cum Ecclesia”.

Disciplina: Direito Canônico III

Levar ao conhecimento dos alunos, através dos cânones a casos práticos, as questões dos juízos em geral, contencioso, processos especiais, processo penal, modo de proceder nos recursos administrativos, destituição e transferência de párocos.

Disciplina: Estágio de Pastoral Supervisionado VII

Através do aprofundamento dialético entre a teologia litúrgica e a prática pastoral, analisar e aprofundar as ações celebrativas e assim conhecer o sentido, a estrutura e os vários sentidos dos sacramentos e sacramentais. Através de métodos de participação e crítica, propiciar que os elementos teóricos sejam confrontados com as atitudes práticas e vice-versa, para que a teologia litúrgica seja, para além do discurso, uma ação da comunidade de fé.
                                                                                       
A partir das questões que aprofundam o que celebramos, como, quando e onde, bem como os sujeitos do culto, descobrir formas mais adequadas do celebrar, nas dimensões socioculturais de nossas comunidades.

8º Período

Disciplina: Síntese Moral

Visão de conjunto de todos os tratados de Teologia Moral, como preparação para a prova “De Universa Theologia Morali”.

Disciplina: Liturgia Eucarística

Leitura atenta, comentada e discutida da Instrução Geral do Missal Romano; a estrutura da celebração e enfoque prático.

Disciplina: Bíblia X – Cartas Cat./Heb.

Contexto sócio-histórico-religioso das comunidades cristãs dos anos 70-80. Origem, estrutura e teologias das Cartas Pastorais, Católicos e Hebreus.

Disciplina: Direção Espiritual

Estudo da Direção Espiritual em seus aspectos históricos, teológicos e bíblicos e como complemento ao sacramento da penitência e serviço aos fieis que buscam uma vivência mais perfeita do cristianismo.

Disciplina: Administração Paroquial

Introdução geral: conceito, sentido e significado da paróquia, gênese histórico da paróquia; estruturas paroquiais; deveres gerais dos administradores; natureza e organização dos conselhos paroquiais; a subsidiariedade na administração paroquial; estrutura e funcionamento da secretaria paroquial. Parte prática: participação das pessoas da administração da Diocese; sondagem em algumas paróquias.

Disciplina: Teologia Catequética

Noções gerais sobre catequese, considerando as várias definições dos termos afins (catequese, catequética, evangelização, pastoral). Aspectos históricos da catequese. Natureza e finalidade da catequese, com seus lugares. O problema do conteúdo e do método. A pessoa do catequista e sua formação. A catequese no contexto dos últimos documentos e seus vários destinatários.

Disciplina: Estágio de Pastoral Supervisionado VIII

Nenhum comentário: