quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ementário do Curso de Teologia - PARTE 1

1º Período

Disciplina: Sacramentologia

Estudar a sacramentalidade em seu sentido pleno, tomando os seus aspectos fundamentais contidos na escritura, na tradição, no Magistério e na dinamicidade da liturgia da igreja. Desenvolver também os fundamentos antropológicos dos sacramentos, explicitando que é próprio do homem articular sinal e significado, assumir a realidade simbólica como concreta e significante para o sentido de sua vida. Historiar a origem dos sacramentos com o objetivo de verificar a sua eficácia em termos de proposta de Deus e resposta humana realizada em cada um dos sacramentos. Enunciar a consistência da teologia dos sacramentos para a ação evangelizadora da Igreja e os desafios pastorais emergentes na atualidade.

Disciplina: Teologia Fundamental

Compreender a revelação em sua dupla missão: a fundante (aquela realizada plenamente em Jesus cristo) e a continuada (aquela transmitida pela Igreja e presente em outras dimensões vitais da história) a partir da reflexão efetuada em perspectiva libertadora, situada em seus diferentes contextos históricos, da articulação entre Escritura e Tradição, e da análise das religiões e dos movimentos sócio históricos que denotam a revelação divina. Sistematizar-se-á os elementos consistentes da Revelação presente no tratado da Teologia Fundamental.

Disciplina: Bíblia I – Introdução ao Antigo Testamento

Discute com o aluno os elementos necessários para uma compreensão global e essencial da história econômica, política e social do povo israelita, como base para um aprofundamento maior da história teológica desse povo. Possibilitar ao aluno uma reflexão séria sobre o processo histórico de Israel desde suas origens até o século I D.C. Estabelece uma ligação constante entre a realidade do povo israelita e a realidade atual vivida pelos cristãos.

Disciplina: Moral Fundamental

Analisa criticamente diferentes posturas morais do passado e da atualidade, identificando suas raízes socioculturais e religiosas, à luz da palavra de Deus, lançando os fundamentos para a elaboração da teologia moral em nossa realidade.

Disciplina: Metodologia Teológica

O Método em Teologia. Panorama dos grandes modelos teológicos.  O pluralismo teológico. A ciência teológica, suas fontes, sua relação com as ciências humanas.

Disciplina: Teologia Pastoral

Aprofundar o conceito bíblico, teológico e eclesial da palavra pastoral. Fazer uma panorâmica sobre a situação da Teologia Pastoral da igreja hoje. Estudar as três partes da Teologia pastoral: a Didática (homilética e catequética), a Litúrgica (dos sacramentos) e a Odegética (guia das almas), o anúncio, a celebração e o serviço. A Pastoral de Comunicação: duas realidades fundamentais para um novo jeito de ser igreja proposto pelo Vaticano II. A ação pastoral da igreja no Brasil.      

Disciplina: História da Igreja I

Analisa os primórdios do cristianismo no período convencionalmente estabelecido como idade antiga (1 a 476 d.C.). Em um primeiro momento estuda o contexto no qual surgiu o cristianismo, ou seja, o Império Romano. Em seguida a situação do judeu-cristianismo na Palestina, sua expansão até Roma. As perseguições e a liberdade religiosa com Constantino. As lutas contra as heresias e a formação da Igreja Imperial até a queda do Império no Ocidente. Estuda a presença da igreja na história do homem, sua atuação, e influência na sociedade humana a partir da Igreja dos primeiros séculos no contexto do Império Romano.

Dá elementos para a formação de um quadro referencial de dados e fatos relativos ao processo histórico da formação da Igreja no inicio da era cristã. Fundamenta historicamente a ação pastoral da Igreja de hoje, confrontando-a com a Igreja dos primeiros séculos.

Disciplina: Grego I

Noções elementares da gramática e do vocabulário do Novo Testamento.

Disciplina: Estágio de Pastoral Supervisionado I

Visa resgatar a caminhada pastoral da igreja, a partir do Concilio Vaticano II, passando por Medellín, Puebla e Santo Domingo, marcos importantes da Igreja na América Latina.

Visa conhecer especialmente a proposta pastoral da igreja no Brasil, através das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. E pergunta até que ponto elas iluminam os panos Pastorais de nossas Igrejas Particulares.

2º Período

Disciplina: Antropologia Teológica I - Criação

Reflexão teológico-crítica sobre o ser humano – sujeito e interlocutor de Deus na História da Salvação – buscando uma relação com suas diversas compreensões em nossa realidade e procurando descobrir as consequências para uma existência cristã e para a ação pastoral da Igreja. Refletir a auto- compreensão do ser humano, o projeto antropológico-cristão como um devir atualizado e as virtudes teologais como elementos de concretização do projeto de vir a ser do homem.

Disciplina: Sacramentos de Iniciação

Capacitar os alunos à compreensão teológica dos sacramentos de iniciação cristã, especialmente batismo e confirmação a partir do instrumento histórico-teológico e das afirmações propriamente teológicas de cada um dos sacramentos individualmente, bem como, do complexo articulado entre eles. Explicitar ainda história e pastoral da celebração dos Sacramentos da Iniciação, efetuando o confronto teológico necessário para a sua consistência sistemática.

Disciplina: Bíblia II - Pentateuco

Familiarizar o aluno com as tradições históricas de Israel e com a sua Teologia. Destacar as várias afirmações de Israel sobe Iahweh e sua fé fundada em uma Teologia da História. Abordar os novos paradigmas utilizados na leitura do Pentateuco, especialmente os surgidos nos últimos 30 anos e que questionam as conclusões do consenso Welhausiano.

Disciplina: Bíblia III – Literatura Deuteronomista

A queda dos dois reinos (norte e sul) parece desmentir as promessas de Iahweh. Como explicar a catástrofe? A Obra Histórica Deuteronomista tentará responder a tal questão, repensando o passado, percorrendo toda a história da ocupação da terra prometida, desde as vésperas da  entrada em Canaã até a derrocada final da monarquia em Israel e Judá. Veremos qual a arquitetura, as idéias basilares e a teologia da Literatura Deuteronomista como uma obra globalizante, e de cada um de seus livros, a fim de dar fundamentos para sua interpretação e atualização.

Disciplina: Moral Fundamental II

Investiga os fundamentos da estrutura do agir humano responsável, fornecendo elementos para o discernimento ético na realidade latino-americana e possibilitando a compreensão das coordenadas essenciais para a elaboração da teologia moral.

Disciplina: História da Igreja II

Introdução ao período medieval. Caracterização. As cruzadas. O embate entre cristianismo e Islamismo. O rompimento – Cisma- das Igrejas. A inquisição e seus desdobramentos. Um período marcado por ambiguidades e discussões.

Leitura de texto do grego neotestamentário, aprofundamento da gramática da koiné bíblica.

Disciplina: Patrologia I

Padres Apostólicos, Padres Apologistas. Os grandes Doutores. Os primeiro concílios.

Disciplina: Estágio de Pastoral Supervisionado II

Procura levantar e aprofundar os desafios pastorais na sociedade brasileira atual no contexto maior da América Latina e do caribe.

Procura fazer um contato prático e direto com os novos sujeitos eclesiais: movimentos eclesiais, CEBs, pastorais específicas e os analisa.

3º Período

Disciplina: Cristologia

A questão sobre Jesus hoje. História e destino de Jesus Cristo. O mistério de Jesus Cristo à luz do ensino e Magistério e da reflexão teológica especulativa.

Disciplina: Moral Pessoal I - Bioética

Analisa as atitudes humanas diante da vida, a partir de situações concretas considerando os dados teológicos e as contribuições  cientifica, a fim de discernir os valores e contra valores e elaborar uma ética centrada no valor primordial da vida.

Disciplina: Bíblia IV - Profetismo

Introdução ao Profetismo. Proto - Isaías. Jeremias. Ezequiel. Deutero – Isaías.

Disciplina: Bíblia V – Literatura Pós – Exílica

Procura compreender a vivência dos judeus após o exílio através do estudo dos profetas da reconstrução, tais como Ageu, Zacarias, Trito-Isaías e outros. Aborda também os romances, novelas e contos (Rute, Jonas, Ester, Tobias, Judite), que mostram como manter a identidade judaica, tanto dentro do país como na diáspora. A literatura histórica da época, através da Obra Histórica do Cronista (1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias), também é tratada. Finalmente, a significativa literatura apocalíptica, canônica, como Daniel. É um momento privilegiado para a preparação dos estudos neotestamentários, no contexto dos domínios persa, grego e romano sobre a Palestina. O confronto entre o judaísmo e o helenismo é abordado em detalhes.

Disciplina: Liturgia Fundamental

Introdução à liturgia fundamental: noção de liturgia. O culto como recapitulação da História da Salvação e epifania da Igreja. As formas litúrgicas. Liturgia e espiritualidade. Liturgia e Pastoral.

Disciplina: História da Igreja III

Analisa criticamente as relações da História da Igreja e o processo sócio-político medieval europeu. Privilegia a Igreja no processo de evangelização da Europa, as relações do poder expressas em uma sociedade de ordens, crises e conflitos na transição do ‘‘mundo’’ medieval para o ‘‘mundo’’ moderno.

Disciplina: Teologia Oriental e Protestante

Exposição dos grandes princípios da Teologia Oriental e Protestante.

Disciplina: Patrologia II

Estudo de temas patrísticos e de alguns Padres em particular.

Disciplina: Estágio de Pastoral III

Proporciona uma visão de conjunto dos principais enfrentamentos pastorais do mundo urbano: pluralismo religioso, desigualdades sociais cada vez mais acentuadas. Analisa a linguagem religiosa pré-moderna.

4º Período

Disciplina: Trindade

Introdução: O conhecimento de Deus. Imagem de Deus. Imagem de Deus no Antigo Testamento. Imagem de Deus no Novo Testamento. Teologia especulativa do tratado. O problema da formulação atual dessa Doutrina.

Disciplina: Bíblia VI – Literatura Sapiencial

Como os povos seus vizinhos, o antigo Israel busca desvendar o sentido da existência humana e dar resposta as questões da vida prática, partindo não de uma relação vertical, e sim da experiência comprovada (revelação horizontal). Para melhor compreender as respostas que o povo de Deus encontra a partir de sua fé, buscando uma visão panorâmica da corrente sapiencial bíblica: autoria, problemas de fundo e teologia de cada um dos livros sapienciais e poéticos do A.T., bem como os gêneros literários e as linhas de interpretação, visando oferecer fundamentos para atualização e aprofundamento teológico e pastoral.

Disciplina: História da Igreja IV

Da Revolução Francesa aos nossos dias. Idade Contemporânea: era das revoluções. Napoleão e a secularização da Igreja na Alemanha. O caso do Estado Pontifício. O Concilio Vaticano II. João XXIII. Paulo VI.

Disciplina: Liturgia Temporal

A santificação do tempo. O Domingo. O Ano litúrgico. Santificação das horas e o Ofício divino.

Disciplina: Moral Pessoal II – Sexualidade.

Busca uma compreensão da sexualidade na perspectiva de uma vivência cristã, assim como os critérios de uma vivência da sexualidade de tal forma que, com o auxilio das ciências humanas e à luz da fé, se delineiem os ideais cristãos na vida sexual.

Disciplina: Teologia Ecumênica

Breve história do Ecumenismo. Princípios católicos do Ecumenismo: Vaticano II – Ecclesiam Suam de Paulo VI. Communio in Sacris.

Disciplina: Teologia Espiritual

Introdução à teologia espiritual: noções básicas e nomes. Vida e experiência do Espírito de Cristo. Teologia Espiritual: método, definição; relações com a Teologia Dogmática e a Teologia Moral; Fontes; temática e estrutura do tratado. A espiritualidade de Jesus.

Disciplina: Hebraico

Importância da língua hebraica para o estudo da Sagrada Escritura. Aprendizagem do alfabeto hebraico. Algumas noções elementares de gramática e do vocabulário.

Disciplina: Estágio de Pastoral Supervisionado IV

Busca a especificidade da ação da Igreja na Sociedade urbana/industrial: pastoral e política, pastoral e religiões, pastoral e emoções.

Nenhum comentário: