1º Período
Disciplina: História da Filosofia I
A
Filosofia da História da Filosofia. A Filosofia dos Pré-socráticos e de
Sócrates. A Filosofia de Platão e de Aristóteles. A Filosofia helênico-romana.
Disciplina: Metodologia Científica
Formas de
conhecimento e Ciência. Linguagem usual e linguagem cientifica. Metodologia do trabalho Acadêmico. Métodos
argumentativos (validade e probabilidade) e não argumentativos. A pesquisa
cientifica-montagem de um projeto.
Disciplina: Introdução à
Filosofia
O modo
filosófico de pensar. As características que separam a filosofia do Mito, da
Religião, da Ciência e da Arte. Análise de temas ou problemas filosóficos à luz
dos grandes sistemas.
Disciplina: Sociologia Geral
Abordagem da sociedade em suas bases
históricas, objeto de estudo e conceitos fundamentais, a partir das concepções
de Durkeim, Weber e Marx, elaborando esta reflexão em torno dos temas
fundamentais das ciências sociais, destacando as categorias de análise.
Disciplina: Português I
A reforma ortográfica. Dificuldades
ortográficas mais comuns. Estudo das classes gramaticais. Noções estruturais do
texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Disciplina: Latim I
Fornecer
ao aluno expressões latinas usadas no jargão filosófico-teológico; capacitar
para a leitura e compreensão do latim eclesiástico. Exercícios orais e escritos
de tradução e versão. Morfologia e sintaxe do latim clássico.
Disciplina: Psicologia Geral
Introdução: métodos. Base biológica do
comportamento: o sistema nervoso. O estudo do comportamento. A percepção. A
motivação do comportamento. A vida afetiva. O mundo da Consciência. Memória e
processo de memorização. O que é inteligência? A medida da Inteligência.
Personalidade e ajustamento da personalidade. Distúrbios do comportamento.
Disciplina: Antropologia Cultural
Definição de cultura do ponto de vista
antropológico. Cultura e Natureza. Cultura e Civilização. Cultura e Ética. O
problema da modernidade. O mundo moderno e a técnica. O individualismo moderno.
Abordagens de algumas interpretações contemporâneas da modernidade. A definição
de Cultura no contexto contemporâneo. Surgimento de uma nova era e de uma nova
mentalidade. A indiferença e o narcisismo. A lógica da sedução. As formas
culturais como expressão do homem e do seu simbolismo.
2º Período
Disciplina: História da Filosofia
II
Filosofia Greco-romana, Plotino. A
Patrística: Justino, Orígenes e Agostinho. A Escolástica: Santo Anselmo, Pedro
Abelardo, Alberto Magno, Tomás de Aquino, Boaventura de Baggnoregio, Duns
Escoto. Filosofia Árabe: Guilherme de Ockham. Os temas de maiores impactos.
Disciplina: Filosofia da Natureza
A problemática do espaço. O tempo e a
cosmologia. A matéria. O cosmo e sua origem. Cosmologia relativista e
Cosmologia dedutivista. Questões metafísicas em pensadores modernos e
contemporâneos.
Disciplina: Sociologia da
Educação I
A
sociologia da Educação e o processo de socialização da educação. A Família. A
escola. A religião e os meios de comunicação de massa. A Educação brasileira.
Disciplina: Lógica
Lógica e Discurso. Termo e Proposição.
Argumentação e falácias. Organização lógica do discurso. Inferências Imediatas
e Mediatas. Inferência Silogística (categórica, hipotética e disjuntiva). Breve
histórico da lógica. Linguagem natural e
linguagem formal. Elementos da linguagem
lógica simbólica. Procedimentos de decisão quanto à validade dos argumentos na
lógica proporcional, dos predicados e das relações. Métodos de dedução natural
e axiomático. Lógica Probabilística.
Disciplina: Latim II
Aprofundamento
da fonética, morfologia e sintaxe. Sempre a partir e textos: estudar as
declinações e as conjunções verbais. Exercícios de tradução.
Disciplina: Português II
Concordância
verbal e nominal. Uso adequado dos pronomes relativos e dos pessoais. Crase.
Sintaxe de regência. Projeto de leitura, discussão de temas da atualidade,
leitura e análise de textos diversificados, organização das ideias. Expressão
oral e escrita. Aspectos formais da escrita.
Disciplina: Psicologia da
Educação I
Introdução, conceito e metodologia.
Psicologia genética e do desenvolvimento. Fases da vida humana. Hereditariedade
e ambiente no desenvolvimento. Desenvolvimento físico, motor, emocional,
intelectual, social, sexual, moral e religioso: observações, princípios e
teorias. Adolescência, crianças e adolescentes atípicos. Principais áreas de
pesquisa da psicologia do desenvolvimento.
Disciplina: História da Educação
Características e desenvolvimento da
educação primitiva, com historiografia greco-romana, judaica, cristã e
humanística. História do homem com sua evolução e metodologia, e análise de
temas específicos em
História Moderna e Contemporânea. A educação como um dos
principais fatores de desenvolvimento humano. Conceitos relativos à evolução da
educação atual.
Disciplina: Métodos e Técnicas de
Pesquisa
A
questão da pesquisa. O uso das fontes e a seleção bibliográfica. O estudo e o
trabalho científico. Do projeto de pesquisa à monografia.
3º Período
Disciplina: Sociologia da
Educação II
Analfabetismo.
Estratificação Social e Educação. E escola no processo de transformação social.
A sala de aula. Temas sociais pedagógicos.
Disciplina: Metafisica
O
ser e suas propriedades transcendentais. Características do pensamento
metafísico. Analogia, dialética, causalidade e existência. As categorias do
ser.
Disciplina: História da Filosofia
III
O pensamento Filosófico de
Renascimento. Descartes. Ecos do Cartesianismo; Pascal, Leibniz, Espinosa. O
Empirismo Inglês e Kant.
Disciplina: Português III
Leitura
de textos literários de gêneros variados. Análise e interpretação dos textos.
Conhecimento crescente dos processos de organização textual. Mecanismo de
construção do texto.
Disciplina: Introdução a Teoria
da Comunicação
Entender
as relações entre técnicas e informatização. Oferecer uma reflexão e análise
acerca dos meios de comunicação do século XXI. Observar o papel da igreja em
meio aos avanços das telecomunicações.
Disciplina: Antropologia Filosófica
As
questões centrais da antropologia filosófica: controvérsia acerca da “natureza
humana”, imanência ou transcendência do homem, a questão da origem e do destino
do homem, as principais manifestações da personalidade do ponto de vista
filosófico, conhecimento, vontade, emotividade. Diferentes abordagens na
antropologia filosófica, humanismo e anti-humanismo, a reflexão sobre o homem
na concepção racionalista, na antropologia cristã, no voluntarismo, no marxismo
e no existencialismo, o homem como objeto da ciência.
Disciplina: Ética I
Introdução
à Ética. Os valores, significados, pressupostos e tipos. Ética e moral. Caráter
histórico e social da moral. Estrutura do ato moral. Concepções éticas: dos
mitos à racionalidade. Introdução às doutrinas éticas fundamentais. A ética
grega: na Grécia arcaica, clássica e helenista. A consciência. A ética sofista
e a ética socrática. A ética platônica. A ética
Aristotélica. A ética em Santo Agostinho e em Santo Tomás.
Disciplina: Psicologia da
Educação II
Natureza
da aprendizagem. Teorias da aprendizagem.
4º Período
Disciplina: História da Filosofia
IV
A
Filosofia do século XIX. Feuerbach e a esquerda hegeliana. Marx. O Positivismo.
Nietzsche. A formação do pensamento fenomenológico: Husserl. Existencialismo.
Disciplina: Didática I
A
didática como prática de ação do educador. Multidimensional idade do processo
de transmissão/assimilação/produção do conhecimento em função da educação do
homem.
Disciplina: Sociologia da Religião
A
Religião e a sociedade. A experiência religiosa e sua expressão. Organização
especificamente religiosa da sociedade. Religião e diferenciação dentro da
sociedade. Religião e o Estado.
Disciplina: Organização
e Legislação da Educação Básica
Educação
e Sociedade. A política Educacional Brasileira. Organização e funcionamento do
Ensino de 1º e 2º graus. Reformas de ensino. A nova LDB; Democratização do
Saber, autonomia da Escola, qualidade de ensino. O ensino de 1º e 2º graus em
Sergipe.
Disciplina: Teoria do Conhecimento
O
conhecimento humano: sua natureza e possibilidade. A relação sujeito/objeto.
Limites do conhecimento: a verdade e seus critérios, a certeza, a evidência e o
erro. O problema do conhecimento na filosofia: a solução do ceticismo, do
empirismo, do racionalismo, do idealismo, do realismo.
Disciplina: Antropologia
Filosófica II
O
problema da morte. O conceito primitivo da morte. O ato intelectivo. Tendências
do pensamento filosófico sobre a finalidade última do homem. Duas grandes
linhas; niilistas e não niilistas. Os filósofos da visão niilista: Max Stirner,
Ludwing Feuerbach. O niilismo de Friederich. Nietzche. Os três estágios da
conduta humana.
Disciplina: Ética II
A
discussão sobre a ética na filosofia moderna e contemporânea. Contribuição das
Ciências humanas para reflexão ética. A ética face aos desafios da atualidade.
5º Período
Disciplina: História da Filosofia
V
Exposição
dos séculos XIX e XX, procurando contextualizá-los historicamente e reforçando
seus caminhos de argumentação filosófica. Os filósofos da linguagem, a Escola
de Frankfurt, os Estruturalistas, os Marxistas Revisionistas, os Epistemólogos,
Neopositivistas e o Racionalismo Cientifico.
Disciplina: Filosofia da Linguagem
A
concepção pré-filosófica da linguagem; Filosofia da linguagem na antiguidade e
Idade média; na época moderna; na época contemporânea. Desenvolvimento
sistemático: origem da linguagem, condições transcendentais da linguagem,
funções da linguagem, o novo paradigma da linguagem. A Reviravolta Linguístico-Programática
na Filosofia Contemporânea.
Disciplina: Pesquisa Filosófica I
Método
e filosofia. O trabalho científico em Filosofia. Interpretação e redação de
textos filosóficos.
Disciplina: Didática II
Organização
e operacionalização da atividade docente. O planejamento didático e seus
elementos. A avaliação como processo de reflexão da prática docente.
Disciplina: Filosofia da Educação
A
formação no contexto da atual sociedade. A questão do pensamento crítico e o
resgate da palavra. A educação como processo extensivo à vida. Educação
Escolar. Dimensão política, ética e técnica do trabalho pedagógico. Filosofia
da Educação e Cidadania. Educação libertadora no contexto de opressão da
América Latina.
Disciplina: Teodiceia
O
homem diante de Deus. O problema de Deus na Filosofia; uma abordagem histórica.
As provas da existência de Deus. Santo Anselmo e Santo Tomás de Aquino. O problema
da relação ciência-fé; posição da Teologia no contexto das ciências.
Reavaliação do fenômeno religioso no mundo contemporâneo; ateísmo/teísmo.
Religião e sociedade.
Disciplina: Prática de Ensino
Análise
do processo educativo através de atividades teórico-práticas que oportunizem a
aplicação de conhecimentos metodológicos à área da Filosofia. Estágio prático
docente.
6º Período
Disciplina: Pesquisa Filosófica
II
Elaboração
de monografia como prova de habilitação de curso de graduação.
Disciplina: Filosofia das Ciências
A ciência moderna:
pressupostos e desenvolvimento. Principais questões epistemológicas e o valor
da ciência.
Disciplina: Filosofia da História
Objetivos
e limites da Filosofia da história. Existência, temporalidade e historicidade.
A compreensão, a descrição e a explicação na história. A questão da causalidade
na história. Morfologias e teologias na expansão filosófica da história. A
especulação em torno da história: Santo Agostinho, Vico, Kant e Hegel, A
Filosofia da história nos séculos XIX e XX. Problemas atuais da reflexão sobre
a história.
Disciplina: Filosofia Social e Política
Introdução
fenomenológica: pessoa, família, comunidade, sociedade, estado análise
histórica: gênese da sociedade política; principais teorias da sociedade e
principais filosofias na história da filosofia. Emergência do individualismo.
Representação contratualista. Pensamento político contemporâneo. Problemas
específicos da filosofia política na América Latina.
Disciplina:
Português IV
Prática de exercícios de redação com
questões que abordam a estrutura gramatical que sustenta o texto.
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