quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Ementário do Curso de Filosofia

1º Período                          
Disciplina: História da Filosofia I

A Filosofia da História da Filosofia. A Filosofia dos Pré-socráticos e de Sócrates. A Filosofia de Platão e de Aristóteles.  A Filosofia helênico-romana.

Disciplina: Metodologia Científica

Formas de conhecimento e Ciência. Linguagem usual e linguagem cientifica.  Metodologia do trabalho Acadêmico. Métodos argumentativos (validade e probabilidade) e não argumentativos. A pesquisa cientifica-montagem de um projeto.

Disciplina: Introdução à Filosofia

O modo filosófico de pensar. As características que separam a filosofia do Mito, da Religião, da Ciência e da Arte. Análise de temas ou problemas filosóficos à luz dos grandes sistemas.

Disciplina: Sociologia Geral

Abordagem da sociedade em suas bases históricas, objeto de estudo e conceitos fundamentais, a partir das concepções de Durkeim, Weber e Marx, elaborando esta reflexão em torno dos temas fundamentais das ciências sociais, destacando as categorias de análise.

Disciplina: Português I

A reforma ortográfica. Dificuldades ortográficas mais comuns. Estudo das classes gramaticais. Noções estruturais do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Disciplina: Latim I

Fornecer ao aluno expressões latinas usadas no jargão filosófico-teológico; capacitar para a leitura e compreensão do latim eclesiástico. Exercícios orais e escritos de tradução e versão. Morfologia e sintaxe do latim clássico.

Disciplina: Psicologia Geral

Introdução: métodos. Base biológica do comportamento: o sistema nervoso. O estudo do comportamento. A percepção. A motivação do comportamento. A vida afetiva. O mundo da Consciência. Memória e processo de memorização. O que é inteligência? A medida da Inteligência. Personalidade e ajustamento da personalidade. Distúrbios do comportamento.

Disciplina: Antropologia Cultural

Definição de cultura do ponto de vista antropológico. Cultura e Natureza. Cultura e Civilização. Cultura e Ética. O problema da modernidade. O mundo moderno e a técnica. O individualismo moderno. Abordagens de algumas interpretações contemporâneas da modernidade. A definição de Cultura no contexto contemporâneo. Surgimento de uma nova era e de uma nova mentalidade. A indiferença e o narcisismo. A lógica da sedução. As formas culturais como expressão do homem e do seu simbolismo.

2º Período

Disciplina: História da Filosofia II

Filosofia Greco-romana, Plotino. A Patrística: Justino, Orígenes e Agostinho. A Escolástica: Santo Anselmo, Pedro Abelardo, Alberto Magno, Tomás de Aquino, Boaventura de Baggnoregio, Duns Escoto. Filosofia Árabe: Guilherme de Ockham. Os temas de maiores impactos.

Disciplina: Filosofia da Natureza

A problemática do espaço. O tempo e a cosmologia. A matéria. O cosmo e sua origem. Cosmologia relativista e Cosmologia dedutivista. Questões metafísicas em pensadores modernos e contemporâneos.

Disciplina: Sociologia da Educação I

A sociologia da Educação e o processo de socialização da educação. A Família. A escola. A religião e os meios de comunicação de massa. A Educação brasileira.

Disciplina: Lógica

Lógica e Discurso. Termo e Proposição. Argumentação e falácias. Organização lógica do discurso. Inferências Imediatas e Mediatas. Inferência Silogística (categórica, hipotética e disjuntiva). Breve histórico da lógica. Linguagem  natural e linguagem formal. Elementos da  linguagem lógica simbólica. Procedimentos de decisão quanto à validade dos argumentos na lógica proporcional, dos predicados e das relações. Métodos de dedução natural e axiomático. Lógica Probabilística.

Disciplina: Latim II

Aprofundamento da fonética, morfologia e sintaxe. Sempre a partir e textos: estudar as declinações e as conjunções verbais. Exercícios de tradução.

Disciplina: Português II

Concordância verbal e nominal. Uso adequado dos pronomes relativos e dos pessoais. Crase. Sintaxe de regência. Projeto de leitura, discussão de temas da atualidade, leitura e análise de textos diversificados, organização das ideias. Expressão oral e escrita. Aspectos formais da escrita.

Disciplina: Psicologia da Educação I

Introdução, conceito e metodologia. Psicologia genética e do desenvolvimento. Fases da vida humana. Hereditariedade e ambiente no desenvolvimento. Desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, social, sexual, moral e religioso: observações, princípios e teorias. Adolescência, crianças e adolescentes atípicos. Principais áreas de pesquisa da psicologia do desenvolvimento.

Disciplina: História da Educação

Características e desenvolvimento da educação primitiva, com historiografia greco-romana, judaica, cristã e humanística. História do homem com sua evolução e metodologia, e análise de temas específicos em História Moderna e Contemporânea. A educação como um dos principais fatores de desenvolvimento humano. Conceitos relativos à evolução da educação atual.

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa

A questão da pesquisa. O uso das fontes e a seleção bibliográfica. O estudo e o trabalho científico. Do projeto de pesquisa à monografia.

3º Período

Disciplina: Sociologia da Educação II

Analfabetismo. Estratificação Social e Educação. E escola no processo de transformação social. A sala de aula. Temas sociais pedagógicos.

Disciplina: Metafisica

O ser e suas propriedades transcendentais. Características do pensamento metafísico. Analogia, dialética, causalidade e existência. As categorias do ser.

Disciplina: História da Filosofia III

O pensamento Filosófico de Renascimento. Descartes. Ecos do Cartesianismo; Pascal, Leibniz, Espinosa. O Empirismo Inglês e Kant.

Disciplina: Português III

Leitura de textos literários de gêneros variados. Análise e interpretação dos textos. Conhecimento crescente dos processos de organização textual. Mecanismo de construção do texto.

Disciplina: Introdução a Teoria da Comunicação

Entender as relações entre técnicas e informatização. Oferecer uma reflexão e análise acerca dos meios de comunicação do século XXI. Observar o papel da igreja em meio aos avanços das telecomunicações.

Disciplina: Antropologia Filosófica
           
As questões centrais da antropologia filosófica: controvérsia acerca da “natureza humana”, imanência ou transcendência do homem, a questão da origem e do destino do homem, as principais manifestações da personalidade do ponto de vista filosófico, conhecimento, vontade, emotividade. Diferentes abordagens na antropologia filosófica, humanismo e anti-humanismo, a reflexão sobre o homem na concepção racionalista, na antropologia cristã, no voluntarismo, no marxismo e no existencialismo, o homem como objeto da ciência.

Disciplina: Ética I

Introdução à Ética. Os valores, significados, pressupostos e tipos. Ética e moral. Caráter histórico e social da moral. Estrutura do ato moral. Concepções éticas: dos mitos à racionalidade. Introdução às doutrinas éticas fundamentais. A ética grega: na Grécia arcaica, clássica e helenista. A consciência. A ética sofista e a ética socrática. A ética platônica. A ética  Aristotélica. A ética em Santo Agostinho e em Santo Tomás.

Disciplina: Psicologia da Educação II

Natureza da aprendizagem. Teorias da aprendizagem.

4º Período

Disciplina: História da Filosofia IV

A Filosofia do século XIX. Feuerbach e a esquerda hegeliana. Marx. O Positivismo. Nietzsche. A formação do pensamento fenomenológico: Husserl. Existencialismo.

Disciplina: Didática I

A didática como prática de ação do educador. Multidimensional idade do processo de transmissão/assimilação/produção do conhecimento em função da educação do homem.

Disciplina: Sociologia da Religião

A Religião e a sociedade. A experiência religiosa e sua expressão. Organização especificamente religiosa da sociedade. Religião e diferenciação dentro da sociedade. Religião e o Estado.

Disciplina: Organização e Legislação da Educação Básica

Educação e Sociedade. A política Educacional Brasileira. Organização e funcionamento do Ensino de 1º e 2º graus. Reformas de ensino. A nova LDB; Democratização do Saber, autonomia da Escola, qualidade de ensino. O ensino de 1º e 2º graus em Sergipe.

Disciplina: Teoria do Conhecimento

O conhecimento humano: sua natureza e possibilidade. A relação sujeito/objeto. Limites do conhecimento: a verdade e seus critérios, a certeza, a evidência e o erro. O problema do conhecimento na filosofia: a solução do ceticismo, do empirismo, do racionalismo, do idealismo, do realismo.

Disciplina: Antropologia Filosófica II

O problema da morte. O conceito primitivo da morte. O ato intelectivo. Tendências do pensamento filosófico sobre a finalidade última do homem. Duas grandes linhas; niilistas e não niilistas. Os filósofos da visão niilista: Max Stirner, Ludwing Feuerbach. O niilismo de Friederich. Nietzche. Os três estágios da conduta humana. 

Disciplina: Ética II

A discussão sobre a ética na filosofia moderna e contemporânea. Contribuição das Ciências humanas para reflexão ética. A ética face aos desafios da atualidade.

5º Período

Disciplina: História da Filosofia V

Exposição dos séculos XIX e XX, procurando contextualizá-los historicamente e reforçando seus caminhos de argumentação filosófica. Os filósofos da linguagem, a Escola de Frankfurt, os Estruturalistas, os Marxistas Revisionistas, os Epistemólogos, Neopositivistas e o Racionalismo Cientifico.

Disciplina: Filosofia da Linguagem

A concepção pré-filosófica da linguagem; Filosofia da linguagem na antiguidade e Idade média; na época moderna; na época contemporânea. Desenvolvimento sistemático: origem da linguagem, condições transcendentais da linguagem, funções da linguagem, o novo paradigma da linguagem. A Reviravolta Linguístico-Programática na Filosofia Contemporânea.

Disciplina: Pesquisa Filosófica I

Método e filosofia. O trabalho científico em Filosofia. Interpretação e redação de textos filosóficos.

Disciplina: Didática II

Organização e operacionalização da atividade docente. O planejamento didático e seus elementos. A avaliação como processo de reflexão da prática docente.

Disciplina: Filosofia da Educação

A formação no contexto da atual sociedade. A questão do pensamento crítico e o resgate da palavra. A educação como processo extensivo à vida. Educação Escolar. Dimensão política, ética e técnica do trabalho pedagógico. Filosofia da Educação e Cidadania. Educação libertadora no contexto de opressão da América Latina.

Disciplina: Teodiceia

O homem diante de Deus. O problema de Deus na Filosofia; uma abordagem histórica. As provas da existência de Deus. Santo Anselmo e Santo Tomás de Aquino. O problema da relação ciência-fé; posição da Teologia no contexto das ciências. Reavaliação do fenômeno religioso no mundo contemporâneo; ateísmo/teísmo. Religião e sociedade.

Disciplina: Prática de Ensino

Análise do processo educativo através de atividades teórico-práticas que oportunizem a aplicação de conhecimentos metodológicos à área da Filosofia. Estágio prático docente.

6º Período

Disciplina: Pesquisa Filosófica II

Elaboração de monografia como prova de habilitação de curso de graduação.

Disciplina: Filosofia das Ciências

A ciência moderna: pressupostos e desenvolvimento. Principais questões epistemológicas e o valor da ciência.

Disciplina: Filosofia da História

Objetivos e limites da Filosofia da história. Existência, temporalidade e historicidade. A compreensão, a descrição e a explicação na história. A questão da causalidade na história. Morfologias e teologias na expansão filosófica da história. A especulação em torno da história: Santo Agostinho, Vico, Kant e Hegel, A Filosofia da história nos séculos XIX e XX. Problemas atuais da reflexão sobre a história.

Disciplina: Filosofia Social e Política

Introdução fenomenológica: pessoa, família, comunidade, sociedade, estado análise histórica: gênese da sociedade política; principais teorias da sociedade e principais filosofias na história da filosofia. Emergência do individualismo. Representação contratualista. Pensamento político contemporâneo. Problemas específicos da filosofia política na América Latina.

Disciplina: Português IV

Prática de exercícios de redação com questões que abordam a estrutura gramatical que sustenta o texto.

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